domingo, 28 de fevereiro de 2016

Educar e ser amiga é tão difícil!

Tantas vezes que vou para a cama cheia de peso na consciência por me ter chateado com a minha filha Luz… Realmente o maior desafio de ser mãe é educar, porque nem sempre é fácil sermos firmes. Já fui acusada muitas vezes de ser "general" com a minha filha cedo demais… Sim porque eu sempre falei com a Luz desde muito pequenina (meses), como se ela percebesse perfeitamente o que eu estava a dizer… falava normalmente, sem ser à bebé e não, era não! Eu acho que ela percebia! Fui uma mãe intransigente principalmente até aos 3/4 anos, depois fiquei mais à vontade, ou seja, basta abrir os olhos e mudar o tom da voz e ela entra na linha…

Muitas vezes parecia que era dura demais com ela, mas por um lado ainda bem que fui, porque acho que ajudou na personalidade dela. É uma criança que se porta lindamente. Lembro-me que era muito exigente com a alimentação e com os horários das sestas e da ida para a cama à noite, e muitas pessoas criticavam isso… oh coitadinha é só uma vez, deixe lá ela comer um chupa! Eu ficava fula, só me apetecia bater-lhes… eu sou a mãe e se digo não, é não, que mania que as pessoas têm de se meter e deseducar. A Luz vai comigo desde sempre a uma loja de brinquedos e não me faz birras porque estou a comprar para uma amiguinha e não estou a comprar para ela. Outra coisa que fico doente, não sei se vocês concordam comigo, mas porque é que as mães e pais dão presentes aos filhos porque tiveram boas notas? Eu não o faço, se dou um presente é porque dou, e não porque teve boas notas! Essa é uma obrigação dela, estudar! Se tiver boas notas óptimo, fico muito orgulhosa e demonstro, mas quero que ela fique feliz e orgulhosa dela e não porque já sabe que as boas notas resultam em presente. O que acham?

Outra coisa que ensinei à Luz desde muito pequenina foi a brincar sozinha, houve um dia que me sentei no chão do quarto dela e ensinei-a a brincar com as bonecas e com as cozinhas. A partir desse dia, ela começou a amar brincar sozinha, claro que eu brincava com ela às vezes, mas já não era aquela coisa de ela não brincar sem mim! Bom, confesso que há uma coisa que eu não faço e recuso-me: castelos na areia não faço. A mãe está na praia para apanhar sol, ler, ouvir musica… e ela brinca ao pé de mim com os brinquedos que eu levo, baldes com água só algumas vezes, não 50 como queria!

O que é certo é que com a Luz estas técnicas funcionaram bem, ou seja, ela desde bebé que ama brincar sozinha na praia, em casa... e eu assim consigo desfrutar da companhia dela e consigo aproveitar um tempinho para mim (sem ter que despachar a minha filha para a escola até às 19h30) para curtir um sol no verão!

Bom, não dispersando, hoje em dia a Luz tem 9 anos e é uma verdadeira companheira e posso dizer que sou amiga dela. Talvez não a melhor amiga, porque sei que vão existir coisas que não me vai contar a mim, por ser a mãe dela, mas se contar, ficarei feliz com isso. Tenho que ser firme com ela, não lhe bato, já dei palmadas no rabo, mas quando usava fralda, agora não preciso, só me zango e castigos são através do diálogo, ou seja, se não estudar e chumbar, o pior castigo que ela pode ter é ter de repetir o ano e ficar com os mais novos! Logo não se ia sentir bem com ela própria eu não a punha de castigo. Às vezes também acontece sair-me um palavrão! É raro, mas já aconteceu e ela repetir e dizer que se eu digo ela também pode dizer. Errado! Eu sou mãe posso, ela não e não há mais explicações. Existe respeito e eu acho fundamental. Uma vez estava num café e ouvi uma criança de 3 anos a chamar estupida à mãe e ela riu-se! Não acho normal! Esta senhora esta a espera que esta criança seja educada e a respeite futuramente? Vocês, o que acham? Como fazem com os vossos filhos? Quais os castigos? Até onde permitem a asneira?

Só houve uma vez que a Luz me deitou a língua de fora quando eu estava a chatear-me! Levou logo uma palmada na boca! Remédio santo! Enfim, isto para dizer que às vezes vale a pena uma palmada, um castigo, uma cara séria, um NÃO ou vários, os nossos filhos precisam disso para não serem uns mimados insuportáveis, é que não os estamos a ajudar se não os educarmos! …Como é que vão lidar com as contrariedades da vida? E se não tiverem limites e não souberem o que é um não, um dia alguém diz não e eles tornam-se até perigosos! O que acham?

Muito importante o rigor, mas dou igual valor e importância ao mimo e dizer amo-te é muito importante existir os dois lados. Porque um sem o outro acho que se podem tornar adultos revoltados e inseguros...

Beijinhos!


7 comentários:

  1. Foi assim que fui educada e hoje sou uma mulher super respeitadora e sempre fui uma miúda aplicada aos estudos e luto para construir uma vida melhor.
    Excelente texto.
    Um dia quero ser uma mãe assim ;)

    ResponderEliminar
  2. Que comentário bom de ler... Que maravilha !!!! Fico mesmo feliz por estar no caminho certo ❤️Obrigada Ana

    ResponderEliminar
  3. Isso é ser mãe!
    É um excelente exemplo! Muitos pais deviam ler este texto, mais que isso, deviam agir dessa maneira.
    Parabéns por conseguir!

    ResponderEliminar
  4. 100% de acordo! Não tolero faltas de respeito. Sou muito amiga das crianças mas gosto que sigam as regras que lhes são impostas. Se não respeitam os adultos nestas idades, quando é que vão respeitar alguém? E sim, uma palmada na hora certa às vezes faz milagres ;)

    ResponderEliminar
  5. Finalmente uma mãe que sabe ser "moderna sendo antiquada". Estou totalmente de acordo mas hoje em dia é raro encontrar alguém que seja (ou pelo menos admita) uma mãe dos tempos em que se educa pelo respeita, pelas palmadinhas, sabem dar o mimo e os elogios quando precisos. Parabéns! Uma boa surpresa.

    ResponderEliminar
  6. Finalmente uma mãe que sabe ser "moderna sendo antiquada". Estou totalmente de acordo mas hoje em dia é raro encontrar alguém que seja (ou pelo menos admita) uma mãe dos tempos em que se educa pelo respeita, pelas palmadinhas, sabem dar o mimo e os elogios quando precisos. Parabéns! Uma boa surpresa.

    ResponderEliminar
  7. À medida que lia o texto ia revendo a minha postura com a minha filha... Eu podia escrever esse texto, pois concordo em tudo (TUDO!).
    Tenho uma filha de 2 anos e 3 meses e já está numa fase que é preciso ter freio. Aliás, acho que ela tem o travão desde cedo porque, como tu também sou rigida nos horários do dormir e nas refeições. Permito-lhe um docinho ou outro lá de vez em quando, mas se conseguir dar a volta de alguma forma dou. A minha filha já levou palmadas por inúmeras razões e sempre que ralho com ela digo-lhe "olha para os olhos da mãe", ela olha e vê o meu "olhar matador" e sossega hehehehe (até à data!)... Prendas por passar de ano?! Há quem dê e eu não concordo nada mesmo. Sou como tu, o dever deles é esse e tenciono fazer com que a minha filha entenda isso.
    à parte da rigidez, temos os nossos momentos de muito amor e carinho. ALiás, quando ralho com ela ou quando lhe faço o "olhar" ela vem mansinha e diz "mãe dá beijinhos!" ou diz "mãe, a mãe está feliz?!", acho que é uma espécie de tática para me amansar o coração! :)
    Gosto do que li. Continuarei a cá vir...
    Beijinhos e uma hora muito pequenina!

    ResponderEliminar