quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Conciliar a profissão com... ser mãe!!!!!!

Sou atriz, uma profissão nada fácil para conciliar com o ser mãe. Trabalhar a recibos verdes, não tenho subsídios de maternidade, nem baixas, enfim, não tenho direito a nada! Por isso, quando dizem que somos ricos nesta profissão, não é bem verdade, até porque os ordenados que se fala por aí, na maior parte das vezes são um exagero muito para além da realidade. E depois, o que recebemos é bom, mas tem de dar para os meses em que estamos em casa sem trabalho, porque normalmente é um ano a trabalhar e outro sem trabalhar (na melhor das hipóteses), logo o nosso ordenado é normal. 

Por isso é que muitas vezes, temos de agarrar as publicidades e os patrocínios, sempre é dinheiro que poupamos... Acham mesmo que se as atrizes em Portugal fossem ricas tinham de se preocupar com patrocínios? Eu é que sou parva porque devia pôr-me mais a jeito e não consigo, não faz parte do meu feitio... Mas deveria mudar porque realmente fazem sentido os patrocínios, porque se vivemos também da nossa imagem e há pessoas a fazerem dinheiro com ela, então porque não recebermos nós também?

Em relação ao meu trabalho como atriz sinto-me uma privilegiada, porque já lá vão 16 anos na televisão e estive quase sempre a trabalhar, o máximo de tempo que estive parada foi um ano, o que foi óptimo. É uma decisão difícil sermos mães, porque as atrizes têm que parar de trabalhar na maior parte das vezes ou então podem ter a sorte de ter um papel que acompanhe a gravidez... mas é raro. No meu caso, na minha primeira gravidez, da Luz, consegui engravidar a 4 meses do fim da série Inspetor Max, por isso não tive tanto tempo sem trabalhar, porque voltei para fazer uma novela, tinha a Luz três meses. Desta vez foi mesmo decisão parar e curtir esta gravidez mais em pleno, mas tive que ser bastante poupada em relação ao que recebi no último projeto.

Amo o que faço, mas amo ainda mais a minha família, mas sem trabalho não consigo estar bem para a minha família, porque é preciso dinheiro e porque me sinto realizada a trabalhar e nem sempre é fácil tomar decisões em prol da família ou vice versa. Quantas vezes recusei trabalhos bem bons a nível monetário só porque quis ficar em casa a acompanhar a Luz nos trabalhos de casa? Muitas vezes. Não sei se fiz bem, fiz o que senti, mas o que é certo é que olho para a minha conta bancária e só vejo os números a descer, o que é assustador! Estou longe de ser rica, mas sinto-me rica com a família que tenho. Às vezes acho que podia lutar mais a nível profissional para chegar mais longe como atriz, mas o papel de mãe fala mais alto e não consigo ficar muito tempo longe da minha filha. Acham que sou um bocado galinha? Será que estou a desperdiçar oportunidades que me posso vir a arrepender mais tarde? Como é que vocês fizeram em relação ao vosso trabalho? À vossa ambição profissional?

Abdico e abdiquei em prol da minha filha para a conseguir acompanhar na festinha da escola, na aula de natação, nos trabalhos de casa, nos medos de não conseguir dormir de noite, nos desabafos próprios da idade, nos banhos, nas gargalhadas, nas danças malucas, nos jantares a mesa, nas idas à praia, férias em família, ir à quinta dos bisavós... No fundo, na vida o que é que conta? Para mim, primeiro vem a família. Faço questão que as minhas filhas saibam que podem mesmo contar comigo, como pilar. Tantas vezes que tive para desistir da carreira de atriz para ter um trabalho com um horário normal, salário normal, férias normais. Mas ao mesmo tempo não fazia sentido deixar de fazer o que me apaixona porque não iria ser feliz... E trabalharmos naquilo que gostamos também faz com que os nossos filhos sintam orgulho.

Vou ter mesmo que aprender a viver com estas dúvidas e instabilidades no trabalho.

E não há nada melhor no mundo do que ouvir a minha filha dizer às amigas (ela não sabia que eu estava a ouvir): "a minha mãe é mesmo a melhor do mundo, tive sorte. Eu acho que até gosto mais dela do que de mim..." O meu amor... Ouvir estas frases faz-nos sentir milionárias e que se calhar estamos no caminho certo? Não acham?



bjs
babs

3 comentários:

  1. A Sério???????????? Pensei que trabalhava pelas palmas e pelo prazer. E olhe.... Parece-me que a querida não só se põe a jeito como tem é muito jeitinho para pedinte.....

    ResponderEliminar
  2. Eu sou como tu: primeiro a minha filha (família)! Abdico e abdicarei de tudo por ela. Tenho o meu trabalho, ela fica com os meus pais enquanto trabalho, mas se tiver que faltar alguma vez por qualquer motivo relacionado com ela, não penso duas vezes!...
    Abdico não só do trabalho, mas de tudo o resto se for preciso... Eu sou assim e quero que a minha filha diga o mesmo que a tua, de mim! :)

    ResponderEliminar