segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Gravidez não é doença .... Mas calma !

Sempre ouvi dizer que gravidez não é doença e não é, mas calma...  pode tornar-se um pouco limitativo, há muitas coisas que deixamos de poder fazer, ou pelo menos fazer da mesma maneira.

Neste momento estou de 22 semanas de gestação e já me sinto um pouco menos apta para as lides da casa. Fico com muitas dores após o esforço, principalmente na zona lombar e nas pernas, de tal forma que, com muita pena minha eu tive de parar de fazer as minhas aulas de cycle (que amo) no meu ginásio de eleição Lagoas Health Club, aconselhado pela minha médica. Vou no entanto continuar a ter os meus treinos (mais calmos), e claro,  vou continuar a fazer as minhas caminhadas matinais, com um ritmo mais controladas e lentas, isto porque já me deixam sem ar cada vez que subo um lance de escadas maior, ou faço uma subida mais íngreme.
Ui o meu corpo já está mesmo a mudar... a minha princesa já se mexe muito, principalmente quando fico deitada de barriga para cima. Já sinto a necessidade de dormir com uma almofada entre as pernas para não ficar com tantas dores nas costas e dormir mais confortável. As noites já não as durmo seguidas porque tenho de me levantar cinco vezes para ir à casa de banho... fico cansada de tal forma que muitas vezes quase bato com a cabeça na parede ou na porta de tão podre que estou!

Por isso, gravidez não é doença, mas calma... é mesmo preciso termos alguns cuidados acrescidos... como por exemplo com a alimentação. Eu não sou imune à toxoplasmose, logo, em relação aos alimentos que posso comer, tenho que ter muito cuidado... fico com falta de imaginação para cozinhar, é muito limitativo, por isso se tiverem algumas dicas que possam partilhar, agradeço! Já não sei mesmo o que fazer de alimentação saudável para mim e para o bebé.

E a vossa gravidez? Como foi? Como está a ser?

Tinha uma viagem ao Brasil, programada há já algum tempo, uma espécie de "lua-de-mel" antecipada... tive de a cancelar, pois além de ter sido desaconselhado pela médica, tive ainda a notícia de que havia um surto do mosquito "Zika" exactamente para onde íamos, o que iria colocar em risco o bebe. Quanto a mim deixou no momento de haver dúvidas em relação a cancelar a viagem, pois obviamente em primeiro lugar está a minha fofa.
Eu já estava apreensiva com a viagem antes de tudo isto, pois todos os cuidados que teria de ter eram a triplicar! Água sem ser engarrafada, nem pensar! Sumos com gelo, nem pensar! Picanha só muito bem passada (o que tira a graça toda...)! Saladas, nem pensar! A minha praia preferida, só para lá chegar tinha de descer 200 degraus, mais 200 para subir... enfim, já estava receosa, e depois de tudo o que me foi aconselhado, nem se pôs a questão de viajar, cancelar foi de certeza o melhor!

Como opção, decidimos passar um fim‑de‑semana óptimo em Portugal, que tanto tem para nos oferecer... fomos até Monsaraz! Amei!!! Foi um sonho... até porque voltei de lá noiva.

Mas não fugindo ao assunto, o que eu gostava de saber é, como é que vocês que estão ou já estiveram grávidas, faziam para facilitar estes desconfortos ou limitações na gravidez? As dores? A alimentação? Hoje olhei-me ao espelho e assustei-me... estava com umas olheiras até aos pés. Passei a noite toda a sonhar com o parto, com a minha princesinha... Acordo várias vezes a pensar "Será que está tudo bem? Tenho feito tudo como deve ser?" Esta ansiedade não é fácil de gerir... Quero tanto ver a cara da minha princesa...



3 comentários:

  1. Ola barbara eu também estou com 22 semanas gravidez una menina e também não sou imune a toxo para cozinhar como de tudo desde que seja bem cozido ou assado tudo muito bem passado mas sim o ter que ter cuidado Com a fruta não poder comer uma sandes de presunto que tanto gosto; uma salada ou outras coisas e complicado mas vamis pensar que já só nos faltam 4 meses ou menos para termos as princesas do nosso lado :) também tenho um barrigao enorme e ando sempre cansada. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por partilhares comigo também o que sentes, assim não me sinto sozinha ;). bjs e que corra tudo bem

    ResponderEliminar
  3. Olá Bárbara, eu amanhã começo as 23 semaninhas :). Estou grávida de um menino, o meu segundo menino :). O Tomás tem 4 aninhos, faz os 5 no verão e foi ele quem escolheu o nome do irmão que se irá chamar Gonçalo. Nós por aqui pensamos muito se deveríamos embarcar numa segunda gravidez mas só de ver o meu pequenino todo entusiasmado já valeu, para além de que um irmão faz tanta falta....

    Bem, em relação à gravidez está a começar a pesar, principalmente a dormir, cada vez que me viro na cama acordo, agora imagina as noites:) não tenho o hábito, felizmente, de me levantar para ir ao WC, também não utilizo a almofada nas pernas, por aqui é só mesmo quando mudo de posição..

    No que respeita à alimentação é o mais complicado quando se come fora de casa, nada de saladas, nada de carne mal passada, fiambres, mariscos, enfim, escusado será dizer que também não sou imune à toxoplasmose. Agora em casa já como de tudo menos os presuntos, chourição... e tou desejosa para chegar a altura dos caracóis:). Sim, o cansaço por aqui também anda muito presente...
    Beijinhos para todas.

    ResponderEliminar