quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Ter uma filha em Dezembro!

Vou falar-vos da minha experiência de ter tido uma filha no inverno.



A Carolina, nasceu no dia 8 de Dezembro de 2015. Nasceu de cesariana com 3,280kg. Três dias depois viemos para casa. Neste mesmo dia, a minha outra filha, a Leonor, ainda com 17 meses, veio da escola com 38,5º de febre! Que pontaria! Eu, com as hormonas aos gritos, desatei num pranto assim que percebi que a Leonor estava doente e a Carolina tinha apenas três dias! Só pensava no que a pediatra nos tinha dito sobre o facto dos recém-nascidos, à mínima doença que possam ter, ficam quase sempre internados! A minha cabeça só imaginava a minha pequenina num ambiente hospitalar cheia de tubos! Pânico! Foi aqui que se deu o início de 10 dias muito complicados!

O meu marido rapidamente arranjou maneira de diminuir ao máximo o risco de contágio à mais pequena. A Carolina que, nesta fase, apenas comia e dormia, não saía do nosso quarto. A Leonor podia andar pelo resto da casa, menos no quarto onde estava a irmã.

Dois dias depois da febre inicial, a Leonor chegou aos 40º! O Gonçalo levou-a para o hospital a meio da noite. Diagnosticaram-lhe uma otite em cada ouvido e uma infecção respiratória! Resultado: antibiótico, aerossóis cheios de medicação e o mínimo de contacto com a irmã!

O jogo do gato e do rato continuava. A Carolina não saía do nosso quarto e a Leonor nem se apercebia que havia mais um bebé em casa! E nós parecíamos maluquinhos, ora a tratar de uma ora da outra! Passávamos o dia a lavar as mãos! 

Conseguem imaginar o stress em que uma recém-mãe se encontrava? O impacto que teve na amamentação? Sobre este tema um pouco polémico, amamentação, será falado num outro post neste blog.

Concluindo, ter tido um bebé em Dezembro não foi nada fácil! Os primeiros 15 dias foram um horror, as minhas hormonas não deram tréguas! A minha primeira filha nasceu no verão e foi uma maravilha. Saíamos com ela todos os dias, passeios no jardim, fins de tarde solarengos maravilhosos, levamo-la para todo o lado...

- E vocês, como foi terem filhos no inverno?

1 comentário:

  1. A minha filha nasceu em Janeiro (28), com 36 semanas e estive 1 mês, literalmente, fechada em casa com ela. Só saímos 1x para irmos fazer o teste do pézinho. De resto foi sempre em casa... No 1º mês as visitas que recebíamos eram muito poucas pois os médicos não aconselhavam por ela ter sido permatura... Com 2 meses começaram a ir visitar-nos... Basicamente só saí do casulo com ela a partir de Março, exceto raras exceções, quando o tempo começou a melhorar qualquer coisinha.

    ResponderEliminar