domingo, 10 de janeiro de 2016

O porquê de ter um blog com a Mariana?

A Mariana é minha prima direita, mas a verdade é que é muito mais do que uma prima. É uma verdadeira amiga! Nascemos com uma diferença de um mês e três semanas (em 1979). Por graça, fomos batizadas no mesmo dia, longe de sabermos que nos iríamos tornar grandes amigas. 
Não sei se foi o destino que nos juntou, mas o que é certo é que a nossa família é gigante. Somos muitos primos, mas esta prima, em especial, entrou na minha vida nas alturas que mais precisei...

Quando éramos pequenas, já mostrávamos ser bem diferentes. Brincávamos, mas ela tinha uma personalidade muito própria - sabia muito bem o que queria, e era sempre muito cautelosa. Eu, pelo contrário, era mais inconsciente e fazia algumas asneiras sem medir muito as consequências. 
Frequentamos escolas diferentes, tínhamos grupos de amigas diferentes e não vivíamos muito perto - a Mariana em Lisboa, e eu, no Estoril. Só estávamos juntas nas férias de verão, na Quinta dos nossos avós em Ponte de Lima (mais propriamente, na Queijada).

Em 2001, ainda vivíamos juntas, surgiu um anúncio para ir a um casting de televisão. A Mariana disse-me para irmos as duas, porque não teríamos nada a perder. Achei graça e fomos. O casting não me correu bem nem mal, simplesmente fiz o melhor que sabia. A minha prima estava mais nervosa. Fiquei com esse casting, e a Mariana não. A reação dela foi fantástica! Apoiou-me, e esteve sempre a dar-me força. Ajudou-me a estudar o texto para a última seleção, e foi aí que começou a minha aventura na representação com a minha primeira novela - "Nunca Digas Adeus", em 2001. Enfim, se não fosse a Mariana, eu não tinha ido aquele casting... Ela continuou o curso dela, e eu, o meu... A minha vida mudou radicalmente naquela altura - trabalhava que nem uma louca, e estudava ao mesmo tempo. 
Consegui comprar a minha primeira casa aos 22 anos, porque todo o dinheiro que ganhava, poupava... E o meu sonho, era ter a minha própria casa!

Passando à frente... seguimos com as nossas vidas! Às vezes, estamos mais distantes do que devíamos, devido aos diferentes caminhos que seguimos... Mas uma coisa é certa, a Mariana esteve sempre presente nos momentos que mais precisei! Sempre com um sorriso, com uma palavra meiga e de força! Ela é mesmo uma força da natureza, e adoro a nossa amizade, porque aceitamos as diferenças de cada uma, e não nos julgamos. Pelo contrário, crescemos muito juntas!

Agora somos mulheres, e mães, de duas raparigas... e tem sido tudo um grande percurso maravilhoso... que iremos partilhar com vocês!
- Adoro-te primona... toma lá uma beijoca!

Mais tarde, quando tínhamos 20 anos, o destino fez com que fossemos viver as duas sozinhas. E aí, sim!! Começou uma grande amizade... Ao princípio, parecia que não tínhamos nada a ver uma com a outra. Ela era muito mais atinada que eu, boa aluna, a tirar Engenharia do Ambiente na Universidade Nova de Lisboa. E eu, no curso de Comunicação Empresarial no ISCEM. Odiava estudar, e apenas fazia o suficiente para passar... A Mariana tinha uns cadernos e apontamentos de fazer inveja, e eu, uma desorganizada... Mas tínhamos uma coisa em comum, responsabilidade! Levávamos a sério aquela vida de adultas, Viver sozinhas podia ter dado asneira... Muita asneira! Mas não, fomos um apoio muito grande, uma da outra, e crescemos imenso. Conseguimos tirar partido das qualidades de cada uma. Eu aprendi a ser mais organizada e melhor aluna, e ela começou a ser mais feminina e a ter mais atenção ao aspeto físico. Fomos para o ginásio, mudamos a alimentação, estudávamos, fazíamos as nossas jantaradas... Mas sempre com muito respeito pelo espaço de cada uma. Fartei-me de crescer naqueles anos... Tornei-me mulher... Mais segura e confiante graças à minha prima... Muitas conversas, muitos desabafos... Que saudades! 


Sem comentários:

Enviar um comentário