quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Placenta Prévia

Não sei se sabem o que é ter placenta prévia na gravidez. Na gravidez da Leonor tive e posso dizer que é dos piores diagnósticos que se pode receber quando se está à espera do primeiro filho!

Mas então, o que é ter placenta prévia? Muito resumidamente, a placenta existe, desempenha as suas funções, mas encontra-se posicionada no sítio errado, isto é, em cima do colo do útero! Pode originar em qualquer altura um descolamento da placenta, hemorragias fortes e, consequentemente, falta de oxigenação ao bebé! Se isto ocorrer, tem que se proceder a uma cesariana de emergência!




Às 20 semanas de gravidez, quando tudo decorria tranquilamente, numa ecografia de rotina, a minha obstetra deu-me a notícia de que tinha placenta prévia. Como eu nunca tinha ouvido falar, explicou-me em que consistia e ordenou que ficasse de repouso (podia estar 3 horas a fazer vida normal, mas depois tinha que me deitar outras 3 horas). Tranquilizou-me com o facto de na maioria dos casos, a placenta acabar por subir e ficar no sítio certo. Daí a 2 semanas faria nova ecografia para ver a evolução... Mal cheguei a casa fui pesquisar na net. Não o devia ter feito, pois encontra-se tanta coisa má sobre o tema, que é difícil perceber o que está certo e errado! Mas encontrei uma estatística que dizia que apenas uma em cada 200 mulheres mantinham a placenta prévia até ao final da gravidez. Essa "uma mulher" não iria ser eu!

22 semanas: cheguei ao consultório da minha médica cheia de esperanças que a placenta estivesse no sítio certo, pois tinha cumprido o repouso à risca! Desilusão total, o diagnóstico manteve-se e a recomendação de repouso também.

Seguiram-se ecografias de duas em duas semanas, muito repouso (a determinada altura fiquei mesmo proibida de andar de carro, apenas podia ir às consultas) e muito medo de que algo corresse mal a qualquer momento! Qualquer contração podia despoletar o descolamento da placenta e um parto prematuro!

É verdade, fui mesmo aquela mulher em duzentas, que tem placenta prévia até ao final da gravidez! Cumpri o repouso à risca, não tive descolamentos nem hemorragias inesperadas e, às 37 semanas, fui submetida a uma cesariana para pôr cá fora a minha Leonor :) Nunca poderia ter tido um parto normal, pois a placenta tapava o colo do útero. Correu tudo lindamente e tive uma filha saudável.

Que dicas posso dar a quem tenha este diagnóstico? Cumpram o repouso que vos for imposto sem excepções e pensem positivo. Custa estar tantas semanas de repouso (eu estive 17!), mas quando o vosso filho nascer, tudo é compensado :)

Sem comentários:

Enviar um comentário