domingo, 17 de janeiro de 2016

Os primeiros passos da Leonor

Afinal, qual é a idade certa para as crianças começarem a andar? Ainda antes de ter filhos, sempre achei que as crianças começavam a dar os primeiros passos por volta dos 12 meses.

A nossa filha Leonor, apesar de ter nascido pequenina (2.730kg), rapidamente ganhou aqueles refegos deliciosos e saltou de um percentil 10 para um percentil 85! Bastava estar um bocadinho com ela que se percebia logo que era um bebé do tipo bonacheirão (atenção que não é, nem nunca foi gorda). Aos 6 meses, quando toda a gente me dizia que era suposto um bebé começar a sentar-se sozinho, a Leonor não estava minimamente virada para aí! Quanto mais deitadinha estivesse, mais bem disposta ela estava. Então se lhe fossemos trazendo brinquedos, ela brincava deitada sem qualquer intenção de tentar sentar-se.

Leonor com 8 meses (brincava sempre deitada)

Só aos 10 meses é que se começou a sentar sozinha e muito direitinha e apenas começou a gatinhar no dia em que fez 1 ano. A pediatra sempre nos disse que cada criança tem o seu ritmo e que, dado estes timings, seria de esperar que a Leonor andasse tarde... Nunca nos preocupamos, até um dia (início de Setembro), em que fomos chamados à escola para uma reunião com a psicóloga e a educadora, alarmando-nos para o facto de não ser muito normal a nossa filha ainda não andar (tinha a Leonor cerca de 14 meses). O Gonçalo e eu decidimos de imediato marcar uma consulta de especialidade com um ortopedista pediátrico (de renome da nossa praça) e, após 3 meses de espera, lá tivemos a nossa consulta. O médico tranquilizou-nos, indicando que, pelo facto da Leonor ter uma enorme flexibilidade, (já tínhamos reparado que ela era flexível, mas achamos que era comum a todos os bebés daquela idade) faria com que necessitasse de estar mais musculada para poder andar com equilíbrio e força nas pernas. Disse-nos ainda que este processo ocorreria naturalmente com o tempo, que não nos deveríamos preocupar. Apenas para despiste final foi efectuado um RX à anca e estava tudo normal.

E finalmente, lá tivemos a Leonor a dar os primeiros passos com 17 meses e meio! Começou com a excitação de querer espreitar a irmã, recém-nascida, ainda no berço do hospital, tendo-se deslocado com 3 ou 4 passos de um pequeno sofá existente no quarto, até ao berço.

Concluindo, a partir do momento em que aguardávamos pela consulta, não foi um processo muito fácil, até porque os colegas da escola com idades próximas já andavam. Mas foi dentro da "janela" considerada "aceitável e normal" pela pediatra - que indicou que a partir dos 18 meses, é que poderia ser motivo para começar a ficar vigilante. Neste momento temos uma Leonor imparável a querer andar a toda a hora :)



E os vossos filhos, começaram a andar com que idades?

3 comentários:

  1. O meu príncipe começou a andar aos 12 meses, já desde os 10 que gatinha... agora só quer andar...e como é trapalhão lá vai caindo...tudo a correr maravilhosamente :) Felicidades para a Leonor e os papás.

    ResponderEliminar
  2. A minha filha começou a andar aos 15 meses e não fiquei nada preocupada com o facto dela não andar... Cada criança é uma criança! :)

    ResponderEliminar