sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Creche antes dos dois anos?

Quando fiquei à espera da minha primeira filha, dizia a toda a gente que só a iria pôr na creche depois dos 2 anos. Achava que antes dessa idade não fazia sentido nenhum as crianças estarem na creche, pois não sabem socializar, apanham mais doenças e, como eu estava desempregada, seria também lógico que estivesse comigo em casa.

Recebi uma proposta de trabalho quando a Leonor tinha 8 meses, a qual aceitei. Não tendo ninguém com disponibilidade para ficar com a Leonor a tempo inteiro, não tínhamos outra opção senão escolher uma creche para ela. Estava-me a custar imenso ter que o fazer, mas tinha mesmo que trabalhar!

Posso dizer-vos que as primeiras duas semanas de creche da Leonor foram horríveis para mim! Sentia-me péssima por ter que entregar a minha filha o dia todo a outras pessoas! Pensei várias vezes em dizer que afinal não aceitava o trabalho e voltar a ter a minha filha comigo. 

A adaptação da Leonor à creche foi espetacular, choramingou um bocadinho nos primeiros dias, mas nada de muito dramático.

Rapidamente começámos a notar efeitos positivos da creche na Leonor: começou a entreter-se sozinha com os brinquedos dela, quando a íamos buscar estava sempre satisfeita a brincar e percebia-se que puxavam bastante por ela, vinha para casa cansada, mas contente, começou a fazer boas sestas (apesar de ser uma criança que sempre dormiu lindamente à noite, durante o dia tinha sonos muito irregulares).



O emprego que me propuseram não se chegou a concretizar, mas na altura achamos que a creche lhe estava a fazer tão bem, que não a quisemos tirar de lá :)

A Carolina neste momento tem quase 2 meses e, não temos qualquer dúvida de que também entrará na creche antes dos 2 anos!

- E vocês, o que acham deste tema? Preferem ter as crianças em casa com avós ou alguém que tome conta delas, ou na creche?

Sem comentários:

Enviar um comentário